terça-feira, 31 de julho de 2012


Olá, gostávamos partilhar convosco duas fotos.

A primeira foto, já que estamos na altura do nascimento dos Cagarros, é uma cria recém nascida no ninho.

A segunda, é outra cria da mesma idade mas com mais azar do que a primeira. Foi morta por um gato, o qual atirou-a para fora do ninho comendo apenas uma pequena parte do corpo.


 Infelizmente o número de gatos na Ilha do Corvo continua a crescer, já que os proprietários ainda não têm opção de esterilizar os seus gatos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Plantas endémicas

Bom dia!
No passado fim de semana nós (as voluntárias) tivemos a grande oportunidade de viajar à Ilha do Pico e ao pico mais alto de Portugal. O Pico está localizado no Grupo Central do arquipélago com uma altitude máxima de 2351m. Nós fomos capazes de subir até ao topo sob diversas condições atmosféricas: nevoeiro, chuva e, ao chegarmos à cratera e ao Piquinho, um pouco sorte e de Sol.




Nós tivemos a oportunidade de comparar a vegetação entre as diferentes ilhas e ficamos surpreendidas pela abundância e a diversidade de plantas endémicas que existem no Pico. A existência de muitas urzes, de azevinhos, de cedros-do-mato e de uvas-da-serra... o que é o oposto ao que estamos habituados a ver no Corvo. Aqui a vegetação endémica está reduzida a pequenas manchas (muitas das quais inacessíveis) e no Pico elas fazem parte da paisagem. Tivemos ainda a oportunidade de conhecer novas plantas, tais como a Calluna vulgaris e a Daboecia azorica, que esta úlitma não está presente no Corvo.
Todas juntas fazem uma mistura de vegetação que, outrora, existiria em todas as ilhas dos Açores.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

A mapear pela ilha

Há semanas que a equipa continua empenhada em mapear a vegetação exótica existente na ilha do Corvo. De mapas, caneta e binóculos nas mãos, pernas em forma e boa disposição, assim são feitas as nossas manhãs. Já as tardes são dedicadas a passar estes resultados para formato digital.



Estes mapeamentos tem-nos permitido usufruir do bom tempo, que finalmente se faz sentir na ilha e visitar locais, que se tornavam saudosos. E foi durante o mapeamento de uma área perto da Reserva Biológica de Altitude, à qual nos deslocámos por momentos e na qual observámos as urzes (Erica azorica) e os folhados (Viburnum treleasei), que aí haviam sido plantados meses antes. E estes últimos, para contentamento nosso estão a crescer a olhos vistos e estão completamente adaptados à turfa.



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Procuram-se Roedores na RBC?

Escrevo-vos mais uma vez para vos informar, que as nossas buscas por roedores na Reserva Biológica do Corvo continuam, até ao momento, apenas encontrámos um espécime de rato-preto Rattus rattus, e que lá vai algum tempo. Esta semana, para além da habitual monitorização das caixas-rateiras estamos também a tentar efectuar capturas. Se houver algum roedor na RBC, que se prepare porque a equipa está bem atenta.


 

Até para a semana!

Garajau-comum, menino ou menina?

Na passada semana, descíamos a magnífica lagoa do Caldeirão e por instinto ou não tomámos um caminho diferente, até à colónia de garajaus-comuns (Sterna hirundo). E foi então, que por coincidência ou não nos deparámos com um destes amigos, sob uma rocha, junto àgua e ao observar de perto apercebemo-nos que estava ferido. 


Assim, e após terminado o censo de garajaus, este amigo "acompanhou-nos" até à Vila para se reabilitar no Centro de Recuperação de Aves. E foi aos cuidados do Pedro Domingos que descobrimos que este amigo, era afinal uma amiga, que havia posto um ovo.
A nossa amiga encontrar-se-à no centro até recuperar totalmente, o que esperamos que aconteça muito em breve, uma vez que tem bastante apetite e se alimenta sozinha, o que é um bom sinal.

As melhoras e rápida recuperação.