quinta-feira, 26 de abril de 2012

O despertar em Vila Franca do Campo

Ilhéu de Vila Franca do Campo
Nos dias 19 e 20 de Abril efectuou-se uma nova visita a este monumento natural. O intuito era continuar a restauração de vegetação endémica do ilhéu.  
À primeira vista, as pequenas folhas que tentavam sobrepor-se à intensa e abundante vegetação, "afogavam-se" tentando respirar, no meio daquele mar de erva.
O dia estava calmo e iniciamos o processo de mondar e cortar a erva em excesso.

  O resultado foi uma surpresa, as plantas endémicas que plantamos eram aos milhares, grandes, bonitas e algumas de dimensões superiores  a 1,50m.
Respirei de alívio e senti, ao fim de 3 anos, que todo o esforço e dedicação da equipa de campo, do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável,  não tinha sido em vão. Inicia-se assim, um novo ano e uma nova vontade de continuar com os trabalhos em falta. A vegetação endémica começa a recuperar e os primeiros cagarros ocupam novamente os seus ninhos.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Comemoração dos 20 anos do Programa LIFE

Junta-te a nós no dia 5 de Maio de 2012, pelas 15h na lagoa do Caldeirão e ajuda-nos a criar a maior bandeira LIFE humana, na ilha do Corvo.


 Festeja connosco esta importante data para o programa LIFE financiado pela Comissão Europeia, que há já 20 anos contribui para a conservação e gestão do meio ambiente.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reserva Biológica de Altitude recebe endémicas


Na passada semana, a turfeira da RBA recebeu cerca de 3000 urzes (Erica azorica) sobre as quais depositamos a esperança, de que no futuro originem pequenas manchas de vegetação. A plantação na turfeira aumenta a possibilidade de sobrevivência das urzes, por ser uma zona pouco acessível para as vacas.



Resta-nos apenas, desejar que a velha lei do mais forte não se imponha e todas as plantas se adaptem e sobrevivam.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Reserva Biológica do Corvo ganha vida


Após varias semanas, a equipa terminou finalmente as plantações na RBC. Agora, é esperar que as 5.000 plantas endémicas se mantenham e cresçam, dando côr ao hotel dos Cagarros.



PS: Pelo segundo ano consecutivo encontram-se quartos para alugar, há por ai algum Cory interessado?

T. Pippa.